FAQ
Perguntas Frequentes
Respostas às perguntas frequentes sobre o produto Alfabetização Digital
O QUE É O PRODUTO ALFABETIZAÇÃO DIGITAL?
É um conjunto de trilhas de aprendizagem tech para alunos de a partir de 13 anos da rede pública de ensino, preparando-os para a sociedade do futuro e oportunidades no mercado de trabalho. Nossa metodologia é amigável, gamificada e disponibilizada gratuitamente para escolas públicas e organizações sociais de contra turno de todo o país. A Zup oferece todos os materiais digitais necessários para aplicação das oficinas, assim como a formação do time das instituições. Fazemos acompanhamento constante, pela plataforma, para mensurar a evolução dos estudantes.
O QUE CONSTA NO MATERIAL DIGITAL OFERECIDO PELA ZUP?
- Guia da Pessoa Educadora - um material repleto de dicas para a execução das oficinas;
- Apresentação de Apoio (PPT) para as oficinas que acontecem sem conexão com a internet, com exemplos, dinâmicas e atividades para as pessoas estudantes;
- Acesso a nossa plataforma de ensino gameficada e com atividades mão na massa;
- Formulários de coleta de feedback das pessoas educadoras e das pessoas estudantes;
- Quizzes e atividades práticas para avaliar o progresso das pessoas estudantes.
QUAL A FAIXA ETÁRIA DO PRODUTO ALFABETIZAÇÃO DIGITAL?
Nossas oficinas são indicadas para adolescentes com a partir de 13 anos de idade.
TODAS AS OFICINAS PRECISAM SER APLICADAS?
Se você quer usar as oficinas para cumprir os pré-requisitos da BNCC para Computação Básica no 9º ano: SIM, você precisa aplicar todas as oficinas.
Caso queira o Alfa Digital como conteúdo e prática complementar: NÃO, porque as oficinas são modulares, ou seja, podem ser aplicadas individualmente.
É possível escolher as oficinas a serem aplicadas (em conjunto com a Zup) e também, pode-se incluí-las dentro de algum curso já existente no currículo (por exemplo: curso de edição de vídeo).
As oficinas têm uma duração de 45min a 1h, sendo aplicadas semanalmente ou conforme a disponibilidade de cada parceiro (exemplo: 2 a 3 oficinas seguidas por sábado).
PRECISA DE COMPUTADOR E INTERNET EM TODAS OFICINAS?
As oficinas de 1 a 6 não precisam de computador e internet. A pessoa educadora pode usar somente um computador com projetor para a apresentação de apoio que oferecemos no material. O restante das oficinas é necessário uso de um computador por estudante, com internet, conectado na nossa plataforma.
A ORGANIZAÇÃO PRECISA TER UM COMPUTADOR/TABLET POR ALUNO?
Idealmente sim. Mas, caso não seja possível, as oficinas podem acontecer com 2 a 3 alunos por máquina. Idealmente, é importante ter um espaço adequado que acomode a turma com mesas, cadeiras e projetor. Caso não haja tal espaço, é possível projetar a apresentação de apoio na tela de um computador.
FAZEMOS ALGUM ACOMPANHAMENTO DO DESENVOLVIMENTO DAS PESSOAS ESTUDANTES?
Sim. Temos quatro tipos de avaliações para acompanhar o desenvolvimento das pessoas estudantes:
1) Avaliação Diagnóstica
- É realizada na primeira oficina, e tem o objetivo de "tirar uma fotografia" do desempenho da pessoa estudante antes dela ser apresentada à nossa metodologia;
- É composta por 10 perguntas que avaliam raciocínio lógico, pensamento computacional e lógica de programação.
2) Avaliações de Satisfação
- São realizada ao final de cada oficina;
- Tem o objetivo de analisar a satisfação dos estudantes com as atividades da oficina que realizaram.
3) Avaliações Técnicas Formativas
- São realizada durante as oficinas online;
- Tem o objetivo de analisar o desenvolvimento e aprendizagem dos estudantes, conforme eles conseguem, ou não, realizar as atividades propostas.
4) Avaliação Somativa
- É realizada ao final da última oficina;
- Tem o objetivo de medir o progresso (o "delta") da pessoa estudante após ter tido a experiência do Alfa;
- É composta por 10 perguntas análogas às perguntas da Avaliação Diagnóstica para medir formalmente o progresso da pessoa estudante nas competências propostas na nossa metodologia.
AS PESSOAS EDUCADORAS QUE EXECUTAM AS OFICINAS DEVEM PROVER ALGUM FEEDBACK?
Sim. Temos momentos de feedbacks nos treinamentos. Além disso, temos um formulário de feedback que solicitamos que seja preenchido após a execução de cada oficina. A nossa premissa é a melhoria contínua e a escuta ativa dos nossos parceiros, por isso valorizamos muito os espaços de feedback.
AS TURMAS DE ESTUDANTES DEVEM TER UM TAMANHO IDEAL PARA EXECUÇÃO DAS OFICINAS?
Sim. Recomendamos turmas de até 30 alunos, mas é possível realizar as oficinas com um número maior desde que o espaço físico e a estrutura sejam compatíveis.
FECHAMOS A PARCERIA. QUAIS SÃO OS PRÓXIMOS PASSOS?
Precisamos saber:
- Quantidade de pessoas estudantes da sua instituição que participarão do Alfa Digital.
- Quantidade de turmas.
- Quantidade de pessoas educadoras para formação.
- Possíveis datas para as formações de pessoas educadoras.
QUAIS INFORMAÇÕES PRECISO COMPARTILHAR PARA O PROCESSO DE ASSINATURA DO TERMO DE PARCERIA?
Assim que todas essas informações forem coletadas, devem ser enviadas para o time ZUP abrir o processo para a consolidação da parceria.
- CNPJ.
- Nome completo do Representante Legal.
- CPF do Representante Legal.
AS FORMAÇÕES DE PESSOAS EDUCADORAS ACONTECEM DE FORMA PRESENCIAL OU ONLINE?
A formação acontece de forma online, síncrona ou assíncronamente. O alinhamento é feito entre ZUP e parceiro no momento do estabelecimento da parceria.
EXISTE UM MÍNIMO, OU MÁXIMO, DE EDUCADORES PARA AS FORMAÇÕES?
Não. Não existe um mínimo nem um máximo. Dependendo do número de pessoas educadoras optaremos entre diferentes plataformas para a execução do treinamento para o melhor aproveitamento de todos.
AS PESSOAS EDUCADORAS PRECISAM TER ALGUM PRÉ-REQUISITO DE HABILIDADES DE TECNOLOGIA OU INFORMÁTICA?
Não. As oficinas são extremamente simples e roteirizadas, sendo fácil para a pessoa educadora compreender e aplicar os conteúdos.
COMO É FEITO O ACOMPANHAMENTO COM OS EDUCADORES?
Temos um time dedicado a acompanhar o desenvolvimento das formações com as pessoas educadoras, e o desenvolvimento das pessoas estudantes ao longo da parceria. Fazemos isso por meio de coleta de dados em formulários de feedback ao final de cada oficina, momentos de troca entre o time durante os treinamentos e dados de engajamento de estudantes na plataforma.